O que são sistemas MES?

São os sistemas que trabalham na camada entre o ERP (sistema de gestão principal da empresa) e a camada de controle dos equipamentos produtivos (PLC e SCADA).


CAMADA ERP
Sistemas de Gestão Corporativo


CAMADA MES

Sistemas que gerenciam e controlam a EXECUÇÃO e a OPERAÇÃO da produção industrial, desde a programação produtiva, até o produto final, passando pelas informações, em tempo real, da produção, qualidade, manutenção, eficiência, estoques, dashboards e relatórios, sempre apontando o real e comparando com o planejado.

Em cada operação executada dentro destes sistemas MES, os dados são, ou podem ser, retornados para dentro do ERP ou enviados como comandos para os PLCs.


CAMADA PLC e SCADA
Controles dos equipamentos produtivos







Afinal, quais os benefícios ou vantagens reais que um sistema MES trás para a indústria?

De uma maneira simplificada, quando falamos em ERP, pensamos em um sistema de gestão global que conecta e integra tudo e todos os departamentos dentro de uma indústria. Mas, quando descemos no chão de fábrica, o ambiente agressivo, tanto tecnológico como na diversidade dos processos, faz com que o funcionamento do ERP não seja alcançado conforme o esperado.

O motivo deste paradoxo, de que um sistema de gestão Global não atenda as funções de todos os processos e departamentos de forma Global, é porque os ERPs são muito bons nas rotinas padronizadas mas é falho naquelas que são particulares a cada processo.

Daí, temos as rotinas administrativas (que são padronizadas em vários tipos de empresas/indústrias - financeiro, contabilidade, rh, compras, etc.) onde os ERPs são quase que totalmente aderentes. Porém, nos processos fabris, onde cada indústria tem seu estilo de produzir específico, com controles particulares os ERPs não aderem. Neste caso, um caro e demorado processo de customização do ERP é necessário. Devido a isso na maioria das indústrias o ERP não é usado no chão de fábrica ou é usado controles alternativos em planilhas, etc., para complementá-lo e dar sentido ao investimento realizado.

É neste cenário que um sistema MES entra para dar confiabilidade ao processo de gestão do chão de fábrica. Veja abaixo alguns dos benefícios reais de um sistema MES:


1. Redução dos custos de propriedade com licenças e customizações dos ERPs.

2. Aumento significativo dos acertos nas decisões das estratégias operacionais.

3. Identificação de gargalos e perdas ocultas.

4. Diminuição dos estoques em processo e maior acuracidade dos estoques em geral.

5. Maior cumprimento dos prazos de produção e de entrega de pedidos faturados.

6. Real aumento no valor faturado devido a visualização e programação de OPs com itens mais rentáveis.








Como funciona o sistema walk.e da Evoluir, um conjunto de ferramentas MES para controle do chão de fábrica?


1. INTEGRAÇÃO

São sincronizadas e cadastradas todas características produtivas de cada item. Estruturas Multinível (BOM), Fórmulas, Roteiros, Velocidade, Fatores de Conversão, etc.

O sistema busca todas as demandas dos clientes (pedidos) e as entradas de MP (recebimento - NF) no ERP. Com estas informações dentro de sua base de dados, gerencia todas as atividades pertinentes ao chão de fábrica.

estrutura multinivel evoluir walke

2. PCP E PRODUÇÃO

Com base nas demandas, estoques, índices de eficiência e cadastros da engenharia é realizado o Planejamento da Produção. São usadas as ferramentas de APS, MRP, OEE, Roteiros e Métodos alternativos.

Os Apontamentos de Produção acontecem de forma on-line e geram informações de controles, qualidade, rastreabilidade, indicadores através de dashboards, app, gráficos e integração com as demais áreas.

programa gantt evoluir walke

3. ESTOQUES E RETORNO

Após os registros das atividades da produção (apontamentos, ensaios da qualidade, tempos produtivos e tempos mortos, perdas, etc.), os estoques são integrados com o ERP gerando os consumos de MPs, criação e movimentações dos PPs e PAs. Dados necessários ao correto funcionamento do ERP são devolvidos conforme regras de negócio definidas.

Informações necessárias para o ERP gerar o sped fiscal, tais como como FCI e BLOCO K são obtidas através destes retornos dos registros de movimentações no estoque junto com a produção.

dashboard evoluir walke




Veja o walk.e em ação!






Vamos evoluir?


Pronto para iniciar os trabalhos conosco?

Ótimo! Nos avise que rapidamente retornaremos seu contato!

+55 35 9 9961 4004

Rua Prefeito Chagas, 220 - Centro - Poços de Caldas - MG - 37701-010 - Caixa Postal: 550